Como organizar uma EBF
Escola Bíblica de Ferias é um trabalho especial que visa alcançar o segmento infantil. Ela contribui para a formação de hábitos cristãos, alem de funcionar como agente incentivador da Escola Dominical.
Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:
• Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
• Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
• Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
• Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
• Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
• Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.
Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:
• Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
• Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
• Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
• Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
• Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
• Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.
Existem diversas maneiras de se preparar uma EBF, pois cada igreja deve se adaptar dentro daquilo que a mesma pode oferecer, mais segue abaixo um planejamento bem amplo que irá atender à necessidade da sua igreja.
1- Planejamento
Tema: XXXXXXXXXXXXAntes de qualquer coisa, ore e peça a direção de Deus para a escolha do seu tema.
Escolha o tema e trabalhe de acordo com as historias do dia.
Por Exemplo:
Tema: Das Crianças é o Reino de Deus
1º dia: Davi (conte a historia de Davi, com visuais, trabalhos manuais, musicas sobre Davi, etc)
2º dia: Samuel (com Samuel a mesma coisa)
3º dia: Timóteo (ou Moisés)
Ou então pegue uma programação ja montada e faça uma com o tema escolhido.
Tema: XXXXXXXXXXXXAntes de qualquer coisa, ore e peça a direção de Deus para a escolha do seu tema.
Escolha o tema e trabalhe de acordo com as historias do dia.
Por Exemplo:
Tema: Das Crianças é o Reino de Deus
1º dia: Davi (conte a historia de Davi, com visuais, trabalhos manuais, musicas sobre Davi, etc)
2º dia: Samuel (com Samuel a mesma coisa)
3º dia: Timóteo (ou Moisés)
Ou então pegue uma programação ja montada e faça uma com o tema escolhido.
- Equipe de Trabalho
• Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
• Professores: separados para lecionar nas classes, ou no templo;
• Auxiliares: cooperação com os professores;
• Apoio logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
• Kit De primeiros socorros, para o caso de alguma criança cair e machucar;
• Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
• Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais, se houver;
• Louvor: criação ou escolha do hino oficial e demais cânticos;
• Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
• Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
• Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
• Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
• Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;
2-Divulgação
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .
3- Programação
A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não desistirão por falta de estímulo.
4- Organização
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. podendo ser elas:
- Normas para professores e auxiliares
• Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
• Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
• Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
• Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
• Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
• Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
• Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
• Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;
- Normas para os pequeninos
• Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
• É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
• É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
• Exige-se silêncio quando estiver ouvindo a mensagem;
• O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
• O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
• Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
• Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.
5- Confecção de materiais e Compras
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:
• Pasta de material do professor;
• Preparo de literatura específica para novos convertidos;
• Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos , vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
• Material para ornamentação de ambientes;
• Lembrancinhas para visitantes
• Material para a confecção de trabalhos manuais;
• Preparo de faixas para divulgação;
• Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
• Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
• Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
• Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
• Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
• Material de limpeza.
Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação dos pais.
6- A ordem do programa (Sugestão)
14:00 horas - Recepção
Desfile no quarteirão da igreja. As crianças irão dar uma volta no quarteirão Juntamente com os supervisores e assim, poderão convidar as crianças que encontrarem na rua.
14:15 horas - Entrada no templo
14:20 horas - Oração e leitura bíblica
14:30 horas - Corinhos -- Saudação aos visitantes
14:40 horas - História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14:50 horas - Divisão das classes, se houverHistória Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 horas - Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 horas - Cântico
16:25 horas - Recreação e lanche
17:00 horas - Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
7- Culto de encerramento
• Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
• Professores: separados para lecionar nas classes, ou no templo;
• Auxiliares: cooperação com os professores;
• Apoio logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
• Kit De primeiros socorros, para o caso de alguma criança cair e machucar;
• Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
• Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais, se houver;
• Louvor: criação ou escolha do hino oficial e demais cânticos;
• Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
• Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
• Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
• Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
• Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;
2-Divulgação
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .
3- Programação
A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não desistirão por falta de estímulo.
4- Organização
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. podendo ser elas:
- Normas para professores e auxiliares
• Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
• Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
• Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
• Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
• Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
• Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
• Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
• Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;
- Normas para os pequeninos
• Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
• É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
• É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
• Exige-se silêncio quando estiver ouvindo a mensagem;
• O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
• O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
• Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
• Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.
5- Confecção de materiais e Compras
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:
• Pasta de material do professor;
• Preparo de literatura específica para novos convertidos;
• Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos , vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
• Material para ornamentação de ambientes;
• Lembrancinhas para visitantes
• Material para a confecção de trabalhos manuais;
• Preparo de faixas para divulgação;
• Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
• Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
• Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
• Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
• Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
• Material de limpeza.
Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação dos pais.
6- A ordem do programa (Sugestão)
14:00 horas - Recepção
Desfile no quarteirão da igreja. As crianças irão dar uma volta no quarteirão Juntamente com os supervisores e assim, poderão convidar as crianças que encontrarem na rua.
14:15 horas - Entrada no templo
14:20 horas - Oração e leitura bíblica
14:30 horas - Corinhos -- Saudação aos visitantes
14:40 horas - História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14:50 horas - Divisão das classes, se houverHistória Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 horas - Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 horas - Cântico
16:25 horas - Recreação e lanche
17:00 horas - Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
7- Culto de encerramento
Este culto poderá ser na Escola Bíblica Dominical no Domingo de Manhã
• Louvores
• Especial com fantoches
• Apresentação dos pais
• Palavra do pastor
• Entrega dos diplomas e agradecimentos• Oração e encerramento
• Louvores
• Especial com fantoches
• Apresentação dos pais
• Palavra do pastor
• Entrega dos diplomas e agradecimentos• Oração e encerramento
8- Pós-E.B.F
É de suma importancia que o trabalho iniciado na E.B.F continue depois, por isso tenha sempre guardadas as fichas de inscrições das crianças, com seus respectivos endereços, para que o acompanhamento seja feito com os mesmos.
Organize uma vez por mês um culto infantil, e se for possivel, inicie uma Célula infantil na sua igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário