terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Importância do Culto Infantil

O Culto Infantil (ou Culto de Crianças) deve ser uma marca registrada em nossas igrejas, sendo fundamental para o crescimento e consolidação desta geração.

É importante lembrar que durante seu ministério terreno, o próprio Senhor Jesus exortou os discípulos a que não desprezassem ou escandalizassem os pequeninos: “Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse:... E todo aquele que receber, em meu nome, uma criança como esta, recebe a mim. Mas aquele que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria que pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e se precipitasse na profundeza do mar.” (Mt. 18:5-6).

Também os exortou quando estes repreendiam as crianças para que não “importunassem” o Mestre: “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus.” (Mt. 19:14).

Ao contrário do que alguns possam pensar, a participação das crianças no culto é de extrema importância e relevância para o seu desenvolvimento, além de proporcionar um ambiente muito mais descontraído, animado e prazeroso. Acerca delas, o sábio Salomão escreveu: “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta.” (Pv. 20:11).

Quando Moisés estava prestes a retirar Israel do cativeiro, Faraó intentou reter as crianças em terras egípcias, mas Moisés guiado pelo Espírito de Deus replicou: “Havemos de ir com nossos jovens e com os nossos velhos, com nossas crianças, com os nossos rebanhos e com nosso gado, porque temos que celebrar festa ao Senhor.” (Ex.10:9).

De Gênesis a Apocalipse encontramos a presença de crianças no culto ao Senhor. Algumas com participações decisivas no destino de suas famílias, das nações e até mesmo da humanidade.

Exemplos como o de Ismael: “Ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Hagar desde o céu...” (Gn.21:17); o de Isaque: “Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (22:7); o de Miriã: “Então disse sua irmã a filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma ama dentre as hebréias, que crie este menino para ti?” (Ex.2:7); o de Moisés: “Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou. Ela lhe pôs o nome de Moisés, e disse: Das águas o tirei.” (Ex.2:10); o de Josias: “Tinha Josias, oito anos de idade quando começou a reinar...” (2Re.22:1); o de Samuel: “E o menino Samuel, crescia em estatura e em graça diante do Senhor e dos homens.” (1Sm.2:26); e muitos outros como Davi, Ester, Daniel, João Batista, Rode, além do próprio menino Jesus: “E o menino crescia, e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc. 2:40).

Os pequeninos devem ter a oportunidade de exaltar ao Senhor, com oração, cânticos, porções bíblicas, dramatização, pintura e muito louvor.

É uma pena que, mesmo diante dos crescentes e alarmantes índices de violência e delinqüência infanto-juvenil nos últimos anos, alguns pais cristãos ainda teimem em menosprezar a participação, o empenho e a disposição de seus filhos na obra do Senhor.

A formação do caráter da criança se dá não somente pelas boas impressões que essas possam ter de seus pais, familiares e amigos, mas também pelas más, as quais muitas vezes deixam marcas tão profundas que somente o tempo e a Graça do Senhor poderão apagá-las.

Que o Senhor nos ajude a prosseguirmos no cuidado e na dedicação a nossos filhos e às demais crianças de nossas igrejas, a fim de que cresçam no temor e na obediência do Senhor.

Mais uma vez Salomão nos dá a receita: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Pv. 22:6).
 

Jesus, meu amigo fiel... abre as portas dos céus para mim


Recepção e Oração: Recepcionar as crianças com alegria, conheça os visitantes pedindo que sejam apresentados por quem o convidou. Ore e abençoe cada criança, suas famílias e os que faltaram. Ore por 3 pessoas, peça que cada um cite as 3 pessoas que colocará diante do Senhor para estar na célula na próxima semana.

Louvor: Louve a Deus com cânticos alegres.

Oferta: Mc. 4:26 "O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente a terra".
Jesus está afirmando que o reino de Seu Pai funciona debaixo de uma lei, A LEI DA SEMEADURA.
Nunca colheremos nada no reino de Deus sem que antes lancemos uma semente.
Texto-base: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque dos tais é o reino dos céus.” Marcos 10:14

Comentários: Você sabia que Jesus tem um amor muito especial pelas crianças? Jesus amava tanto as crianças, que um dia indignou-se com seus discípulos, porque não estavam permitindo que elas se aproximassem d'Ele. Veja só o que aconteceu:

Jesus estava um dia falando a uma multidão a respeito de família, casamento, divórcio, quando trouxeram algumas crianças para que Ele as tocasse. Quando os discípulos viram aquele bando de crianças, que deveriam vir fazendo muito barulho – afinal de contas, estavam chegando perto de Jesus, o homem que fazia coisas maravilhosas! – procuravam contê-las e impedir que avançassem sobre o Mestre. Quando Jesus viu aquilo, Ele indignou-se. Você sabe o que quer dizer indignar-se? Segundo o dicionário, quer dizer: revoltar-se, indispor-se, irar-se, irritar-se.

Nosso melhor amigo, naquele momento, aborreceu-se profundamente com seus amados discípulos e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais. E Ele disse algo mais importante: ... porque dos tais é o reino dos céus.

Você pode imaginar Jesus aborrecido com seus discípulos por causa de crianças barulhentas, a ponto de repreendê-los? Você sabe por que Ele fez isso? Porque Ele as ama profundamente e sabe que em seus corações puros e inocentes há um amor verdadeiro e uma entrega total. Por isso, quem não tiver um coração de criança não entrará no reino do céu (Mc 10:15).

Em um outro momento, quando Jesus estava com Seus discípulos, estes lhe perguntaram quem era o maior no reino dos céus. Ele tomou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes que aquele que não se tornasse como uma criança não entraria no reino dos céus, mas aquele que tivesse um coração humilde como o de uma criança, esse seria o maior no reino dos céus. E disse mais: Qualquer que fizer tropeçar a um desses pequeninos, melhor seria que atasse uma pedra de moinho ao pescoço e fosse afogado nas profundezas do mar (Mt 18:1-7).

Veja o quanto você é importante para Jesus. Se alguém fizer algum mal a você, levando-lhe a pecar contra os Seus princípios, machucando-o, ferindo-o, seu amigo fiel diz que é melhor que ele morra afogado, porque o castigo que virá sobre ele será terrível. Ele quer vê-lo sempre bem e seguro, guardado de todo o mal.

Um amigo de verdade gosta de estar perto do seu amigo. Jesus, que é um amigo fiel, fez tudo para que você, eu e todas as pessoas desta Terra pudessem estar ao seu lado no céu, no paraíso, mas, não só isso, também para que todos nós pudéssemos viver com Ele desde já, aqui na Terra, conhecendo os princípios da Palavra e vivendo o reino de Deus. E Ele disse que dos pequeninos é esse Reino. Minha amada criança, veja que privilégio sem medida: Seu amigo fiel disse que esse reino já é seu, basta você se deixar amar e tocar por Ele. Se o seu coração for puro, se o seu amor for verdadeiro, a porta do reino dos céus já está aberta para você. Isso não é fantástico?! Você já tem entrada assegurada em Cristo Jesus, aleluia!

No reino não tem lugar para medo, derrota, tristeza, pobreza, enfermidade, etc. Todas essas coisas já foram vencidas por Jesus. No reino seremos supridos em todas as nossas necessidades. No reino viveremos constantemente na presença gloriosa do Deus Altíssimo. Hei! isso não é só para depois da morte. O reino de Deus é para começar a ser vivido aqui na Terra, enquanto estamos vivos. As portas já estão abertas para você viver tudo isso aqui mesmo. Basta você querer e buscar isso. Entre!

Conclusão: Esse amigo fiel está à sua disposição, de braços abertos para livrá-lo de todo mal e manter o seu coração puro e inocente, para caminhar com você todos os dias da sua vida e toda a eternidade no céu. Você aceita? Então faça bom proveito da melhor amizade que o ser humano pode ter, e tenha certeza que esse amigo jamais o abandonará ou o trairá. Aproveite!!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Jesus, meu amigo fiel... quando ouço vozes estranhas


Recepção: Recepcionar as crianças com alegria, conheça os visitantes. Pergunte como foi a semana que elas tiveram. Ore e abençoe cada criança, suas famílias e os que faltaram. Inicie com eles a oração por 3 pessoas, peça que cada um cite as 3 pessoas que colocará diante do Senhor para vir a célula.

Louvor e Oferta: cante e louve a Deus com cânticos alegres e depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.

Introdução: Temos falado muito sobre ser amigo, como vocês poderiam definir amigo, hoje para mim? (tempestade de palavras) Um amigo é alguém ligado ao outro por afeição, é um companheiro para todas as horas e se preocupa com o outro. O amigo fiel sempre quer ver o seu amigo bem, protegido, guardado, feliz.
Temos visto que Jesus é o nosso amigo fiel de todas as horas. Na hora do medo, da angústia, da solidão, da desistência, de quando estamos fora dos seus caminhos. Ele nunca nos abandona e vai nos buscar onde quer que estejamos, como Ele mesmo mostra na parábola da ovelha perdida, que nós vimos no estudo anterior, ou como a alegria do pai na volta do filho pródigo.

Mas existe algo que nós precisamos entender: Jesus é meu amigo, mas Ele só pode fazer tudo isso por mim se eu deixar, se eu quiser. Ele jamais me forçará a tomar uma decisão, a fazer o que não quero.

Abra o seu coração, a sua mente agora e preste atenção no que vou lhe dizer: (convide a cada um em oração, pedir a Deus que abra seu coração, entendimento e mente a palavra que será compartilhada)

Escute com atenção: Satanás jamais aceita perder uma vida para o Reino de Deus. Ele sabe que Jesus já fez na cruz tudo o que era preciso para que você fosse salvo. Já derramou seu sangue, já desceu ao inferno e o venceu. Mas ele sabe, também, que tudo isso só tem valor se você aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador e viver dentro dos Seus princípios. Se você não fizer isso, o sacrifício de Jesus na cruz não tem valor nenhum para você.
Então ele vai fazer de tudo para que você não ande nos caminhos do Senhor. E algumas das artimanhas que ele usa frequentemente são as vozes estranhas, as pessoas que caminham ao nosso lado: colegas, parentes, professores, etc, que não crêem em Deus e ficam o tempo todo falando o contrário da Palavra.

Texto-base: O rei Davi sabia muito bem o que esse tipo de conversa faz na vida da gente. Então vamos ver o que ele diz no Salmo 1:1: “Bem-aventurado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Dinâmica: Individualmente distribua a folha (modelo abaixo) e peça que cada um recorrendo apenas a Bíblia (salmo 1) responda as perguntas no espaço antes. Depois organize uma roda com os participantes e inicie o debate com as respostas de cada um e peça que registrem suas novas impressões sobre o assunto a partir do que estão ouvindo no espaço durante e em seguida vá dando as conclusões abaixo do modelo e peçam que anotem no espaço depois.

Texto-base: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios.” Salmo 1:1
Perguntas:Quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores?Qual é o juízo dos ímpios?Quem são os bem aventurados?Qual é a promessa de Deus para os justos?
Antes...    
Durante...    
Depois...    
 

Conclusões do debate:
Quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores? São aqueles que não temem a Deus, que não crêem n'Ele como seu Senhor, Criador e Redentor e tentam influenciar outros a andar no mesmo caminho errado que eles andam. Muitas vezes se fazem passar como nossos amigos e criticam o pastor, o discipulador, contam piadas que envolvem o nome de Deus, dizem que essa coisa de santidade, de caráter, é tolice. O legal mesmo é fazer o que tem vontade, dizer o que quiser, não ter compromisso com nada nem com ninguém; essa história de entregar dízimo, de dar oferta na igreja é só conversa para dar dinheiro ao pastor. Vocês já escutaram estas vozes estranhas? E como lidaram com isso? Foram contaminados?

Qual é o juízo dos ímpios? Mas o Salmo 1 continua dizendo que os ímpios, essas vozes estranhas, esses que não andam nos caminho do Senhor, serão como a palha que o vento dispersa, não prevalecerão no juízo nem na congregação dos justos e o seu caminho perecerá. Isto quer dizer que não prosperarão em nada do que fizerem, embora, às vezes pareça que está tudo bem com eles, o seu caminho será de morte.

Quem são os bem aventurados? Os que não seguem estes conselhos, mas sentem prazer em buscar auxilio e refugio na Palavra do Senhor.

Qual é a promessa para os justos? Tudo que fizer prosperará, será como árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas.

Atividade: Vamos expressar esta promessa por meio de um painel. (Fazer um painel participativo onde cada criança acrescenta um item que represente a cena) – Este painel deve representar o rio de águas vivas “Jesus”, o cristão como a árvore frondosa junto ao rio, e o ímpio como uma árvore seca e sem frutos afastada, bem longe do rio.
Jesus, nosso amigo fiel, tem para nós outro conselho. Sua voz doce e mansa diz: “Bem-aventurados os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos, .... porque é grande o vosso galardão no céu. E aquele que observar e ensinar esses mandamentos será considerado grande no reino do céu” (Mateus 5:3-12;19)

Palavra Final: Que vozes você quer ouvir? As estranhas, dos falsos amigos, que o levam para longe dos caminhos do Senhor? Se você optar por caminhar por essas vozes, lembre-se que o caminho delas é caminho de morte, de pecado, longe dos braços ternos e carinhosos de Jesus.

Mas se você se deixar tocar pela voz de Jesus, pelos Seus ensinamentos, saiba que você optou pelo caminho da segurança, da prosperidade, da bem-aventurança. Com Ele, você jamais estará sozinho, e grande será o seu galardão no céu. O que é galardão? É prêmio por um serviço importante, é recompensa, é glória.

Depois do painel pronto e comentado peça que cada um desenhe na sua própria folha e guarde na Bíblia no Salmo 1 e sempre que precisar de um conselho ou uma direção, oriente a eles para olhar esta folha e decidir a quem recorrer.

Apelo: A decisão é sua. Que amigo você quer para estar ao seu lado? Venha! Jesus, seu amigo fiel, que deixa tudo de lado para lhe trazer de volta, porque o ama e o quer ao Seu lado, espera por você. Ouça Sua voz e sinta o toque macio de Suas mãos lhe colocando no colo. Você está do melhor lado. Parabéns!! Seja bem-vindo!!

Oração: Ore decidindo ter Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e encerre agradecendo por sua amizade sincera em nossas vidas.

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.