quinta-feira, 12 de abril de 2012

Roteiro Para Culto Infantil

Deixo aqui um roteiro bem legal para um culto infantil 


 19 h  Oração. Sim nós adultos devemos ser referência para as crianças, chegando cedo.

 19:30 h  Inicio com um cântico bem animado (duas crianças são escaladas para abrir o culto cantando os hinos)

 19:45 h      Leitura bíblica (uma criança faz a leitura). Oração (uma criança faz a oração). Ficar junto da criança para que ela realize a leitura e a oração dá segurança a ela, evitando que ela fique tímida e nervosa. 

19:50 h     Pastor local faz as apresentações, ou a dirigente do culto(tio ou tio).

19:55 h  Canta-se um corinho para os irmãos e crianças se cumprimentarem-se. Um bom momento pra usar um recurso de louvor para recepcionar os visitantes.

 20 h  Um(a) Tia/Tio da abertura a parte dos louvores (em um dos louvores faz-se a coleta da oferta, duas crianças recolhem a oferta). Este espaço é dedicado especialmente as crianças que desejam louvar, o ideal é fazer uma ESCALA antecipada com as devidas programações, exemplo: quem vai orar, ler, cantar, recolher a oferta e etc.
 20:30 h  Pregação Geralmente convidamos um(a) TIA/TIO para trazer a mensagem Bíblica destinada ás crianças, que pode ser usado vários recursos didáticos e isto fica a critério da preletora, uma vez que a palavra seja dedicadamente a vida da criança bem como á sua aplicação diaria e com fundamento bíblico aplicado. Sugestões Histórias Biblicas em cartazes, Flanelógrafos, Transparências (retroprojetor), Fantoches (aqui em Camboriú é permitido, mas cada caso é um caso) Representação pessoal (a pessoa que conta a historia se apresenta como personagem Exemplo: Historia do Cégo de Jericó, a pessoa se faz de cega e representa o cego para as crianças) E muitas outras que vocês ja devem saber...

 21:00 h  Encerramento, Pastor encerra a reunião com oração e avisos da semana.

21:10 h   Na saída as crianças recebem doces/balas ou outro brinde surpresa, como especie de "incentivo pela sua presença no culto.